Páginas

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Motivações ao Trabalho Voluntário

O que move a disposição para o trabalho voluntário é um sentimento altruísta, mas, até mesmo sem dar-se conta, o voluntário espera usufruir algo. As seguintes expectativas podem estar ligadas à decisão de executar um trabalho voluntário:
• Fazer diferença: algo significante: nesse caso é preciso delinear-se claramente para cada um o que lhe dará maior sensação de realização, o que o levará a sentir que está fazendo diferença? Esta motivação esta muito ligada ao tipo de objetivo social que a Organização Social atinge. O voluntário sente-se bem em apoiar e trabalhar em uma Instituição que constrói um futuro que coincide com os seus valores pessoais e a visão que ele deseja para a sua comunidade.
• Usar habilidades que normalmente não tem lugar na sua vida pessoal. Muitas vezes o voluntário esta capacitado ou gosta muito de determinada participação, mas não tem onde fazer.
• Desenvolvimento pessoal: nos dias de hoje passa-se a dar muito valor às experiências adquiridas, à situação de receber capacitação para determinada função ou para o exercício da vida em grupo.
As pessoas podem estar procurando o trabalho voluntário para exercitar determinada profissão com o intuito de estarem mais bem preparadas para o futuro (caso de estagiários). O voluntário pode também querer adquirir alguma experiência profissional ou estabelecer contatos por meio do serviço comunitário.
• Outro fator de motivação que faz procurar o trabalho voluntário é o sentimento de pertencer a um grupo que tem o mesmo tipo de pensamento, uma escala de valores semelhante.
• Muitas pessoas apóiam entidades que usaram ou cuja causa identifica-se com problemas que tiveram consigo ou com um parente próximo. Sua visão altruísta do mundo faz com que trabalhem para que outras pessoas não venham a sofrer aquilo que já sofreram.

Texto: Vânia D´Angelo Dohme