Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Mais um ano, mais alegria, mais trabalho voluntário e muito mais formação!

Fazer o bem faz bem! Foi com este slogan e com esta motivação que 43 voluntários e voluntárias da Sociedade Divina Providência, coordenadores e coordenadoras de grupos, reuniram-se, no dia 26 de maio de 2011, no Provincialado, em Florianópolis, para mais um encontro de formação.
Não eram ainda nem nove horas e de longe, pelo corredor, já se ouvia a alegria e a descontração contagiante destas mulheres e homens que dão muito de seu tempo e de seus talentos para trabalharem em favor do próximo. Após um delicioso café o grupo reuniu-se na sala para dar início aos trabalhos, com uma oração e dinâmica de apresentação. Como ser voluntário e voluntária é ser família, é viver o espírito de família com aquele e aquela que de nós precisa, o tema Família foi trabalhado, com muita propriedade e sabedoria na palestra do professor Carlos Martendal. Por meio de testemunho de vida, contos, parábolas e fatos, o professor Carlos colocou que nosso grande Santuário deve ser a nossa família. É nela, e com ela, que devemos aprender a vivenciar o grande amor. É nesta família que temos as melhores provas de amor e também, é nesta mesma família, que nosso amor é provado muitas vezes! O grupo ficou encantando com as palavras do palestrante, bastante motivado e participou, atento, de cada momento.
Depois da palestra, foi reforçado com os coordenadores dos grupos a necessidade de manter em dia os documentos cadastrais dos voluntários – contrato de trabalho voluntário, ficha do voluntário e ficha de cadastro dos grupos de voluntários – os quais devem ser atualizados semestralmente ou anualmente. Após o almoço, o grupo deu continuidade aos trabalhos com mais uma dinâmica de integração. À tarde, a palestrante, Sra. Sandra, falou um pouco sobre as motivações pessoais que levam uma pessoa a ser voluntária e reforçou que o trabalho voluntário não pode estar desvinculado de toda a conjuntura política do país. Por meio de dinâmicas e de exemplos, Sandra, com muita facilidade, motivou o grupo à continuidade do trabalho voluntário e falou da importância deste trabalho para o desenvolvimento da sociedade.
No encontro, os participantes também ficaram de discutir com os seus grupos e sugerir locais para se realizar o encontro anual de confraternização dos voluntários da SDP, que acontecerá no dia 30 de novembro de 2011.
Com uma belíssima música e uma oração do Pai-Nosso, rezada e meditada por meio de imagens, o encontro encerrou-se às 16:00 hs, com um delicioso café de boa-viagem!

Ficha de Avaliação do Encontro

1. O que foi bom?
1) O encontro; 2) a primeira palestra; 3) tudo; o palestrante foi excelente; as dinâmicas muito interessantes; a integração com os palestrantes; a recepção; tudo foi excelente; parabéns; 4) Tudo; 5) Tudo, desde a recepção, com o cafezinho; a palestra com o Professor Carlos, que foi ótima; as dinâmicas, muito interessantes; para mim estava tudo bom; 6) Todas as palestras e as brincadeiras; 7) Gostei de tudo, continuem caprichando nos palestrantes e na recreação; 8) Palestra com o Prof. Carlos e a avaliação sobre as mulheres, feita pela Ir. Marione; 9) Tudo, as palestras; o encontro com os voluntários e voluntárias; o café e o almoço (principalmente o caldinho de feijão); 10) A acolhida, encontrando pessoas simpáticas e com um lanche gostoso; os palestrantes, que nos enriqueceram e nos motivaram a continuar os trabalhos com alegria; 11) A recepção; a primeira palestra e as dinâmicas; 12) A palestra com o professor; 13) A palestra com o professor; 14) O encontro serviu para haver um bom relacionamento entre os participantes e uma maior conscientização sobre a missão que cada um de nós desenvolve; nos ajudou a uma maior reflexão sobre nossa postura frente a sociedade e de nosso aperfeiçoamento pessoal; as palestras e dinâmicas foram excelentes; 15) A acolhida, o café da manhã, o almoço, a palestra do Prof. Carlos foi ótima, os depoimentos; 16) A espiritualidade, a palestra com o professor, as dinâmicas, o almoço e a palestra da tarde; 17) A primeira dinâmica foi ótima e a palestra do Prof. Carlos foi muito boa; 18) As palestras foram muito boas, mas dou destaque a palestra do Prof. Carlos, gostei mesmo; 19) A palestra do professor; 20) A recepção de entrada; os palestrantes com os assuntos do voluntariado; muita dinâmica; comidas, lanches, balas; 21) As palestras; a alimentação; a cama; o clima; o dia bonito; a alegria das pessoas; parabéns pela coordenação; 22) Todas as palestras foram boas; 23) A fala da Ir. Marione; 24) Escutar a palestra do Prof. Carlos; 25) O Prof. Carlos transmitiu o assunto com muita sabedoria, envolvendo e prendendo a atenção de todos. Excelente!; A Sandra, palestrante da tarde, com suas dinâmicas, nos fez refletir; 26) A palestra do Carlos Martendal; 27) Toda a organização do encontro; as palestras; as dinâmicas e outras coisas; 28) A recepção; a palestra do Prof. Carlos; o encontro em si, com outros voluntários; 29) Quando chegamos fomos muito bem acolhidos; o palestrante Carlos soube prender nossa atenção; 30) O que foi bom foi a recepção, com um bom café; a palestra do Prof. Carlos Martendal foi muito boa e proveitosa; e, 31) A descontração; as palestras e as dinâmicas de grupo.

2. O que não foi bom?
1) Não há o que reclamar; 2) Pouco tempo; 3) Nada; 4) Tudo foi bom; 5) Não falar muito de política nas palestras, pois não tem muito a ver com o voluntário; 6) Tudo foi legal; 7) Tudo maravilhoso; 8) A troca de sala, muitas vezes, desconcentra; 9) O “castigo” que tinha na dinâmica. Brincadeirinha, pois faz parte; 10) Nada; 11) Tudo foi bom; 12) Eu gostei de tudo; 13) Nada; 14) Tudo foi válido.

3. O que pode melhorar?
1) Incluir um religioso para dar palestra; 2) Fazer mais palestras sobre o dia-a-dia dos voluntários; 3) Continuar com temas como o do Prof. Carlos, que é de grande valia; 4) Ter mais espaço livre para apresentação dos trabalhos; mais interação dos grupos; 5) De repente falar mais do nosso dia-a-dia e do que precisamos melhorar dentro do nosso dia-a-dia; 6) Sugestão de podermos participar sempre mais dos encontros; 7) Sugestão de a Ir. Marione dar uma palestra; 8) Fazer uma palestra com a Ir. Marione; 9) Mais abraços, mais dinâmicas; 10) Procurar ajudar a termos mais amor com o próximo; 11) Menos papel de bala barulhento; 12) Tudo muito bom, parabéns e que continuem estas oportunidades de crescimento. Muito Obrigada!; 13) Continuar com as palestras; 14) Melhorar o som; 15) Ter mais encontros; 16) Da próxima vez, fazer uma palestra com a Ir. Marione, ela é ótima; 17) Foi tudo ótimo; 18) Tudo estava muito bom; 19) Lilian, você é muito especial! Um beijo!

Obrigada pela sua participação e presença!

Voluntárias da Oncologia querem arrecadar mais perucas e lenços

Com doações da comunidade e a aquisição de alguns artigos, as Voluntárias da Oncologia já montaram no Hospital Nossa Senhora da Conceição um Banco de Perucas e Lenços. A ideia é disponibilizar os acessórios às pacientes da Unidade de Oncologia (Unionco), durante o tratamento quimioterápico. As arrecadações, iniciadas em meados de 2010, continuam. Quem quiser participar pode deixar sua doação no HNSC ou nos salões de beleza da cidade.
Para as mulheres, principalmente, a quimioterapia é considerada um momento de conflito. Segundo a voluntária Ana Lucia Lima, o objetivo da campanha é auxiliar as pacientes com queda de cabelo a manterem sua auto-estima. Lenços belíssimos e algumas perucas são colocadas à disposição. “Pode ser que alguém também tenha passado pelo mesmo problema e que agora não utilize mais estes acessórios. Vamos deixar estas perucas e lenços à disposição destas mulheres. Se sentirem necessidade, elas podem usá-los como forma de recuperarem sua vaidade”, comenta a voluntária.

Chirle Ponciano e Luciana Wronski
Assessoria de Comunicação do HNSC/Saúde Conceição
DRT SC01345-JP
SDP - Hospital Nossa Senhora da Conceição
Contato: (48) 3631.7010 - 9912.6869

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Evento Saúde na Comunidade
No dia 07 de abril aconteceu, na praça Dr. Blumenau, o evento "Saúde na Comunidade", em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau e a participação dos profissionais da saúde do Hospital Santa Isabel foram realizados exames gratuitos de glicose, pressão arterial, entre outros. O Grupo Voluntariado da Saúde do Hospital Santa Isabel participou ativamente do evento, recepcionando as pessoas da comunidade, além de auxiliar na entrega de material informativo.
Dia das Mães - Voluntárias do HSI
O Dia das Mães das Voluntárias da Saúde do Hospital Santa Isabel (HSI) foi repleto de alegrias e realizações. As mamães voluntárias receberam uma homenagem preparada pelos homens voluntários e por todo o Voluntariado da Saúde, a qual foi realizada na sede recreativa dos colaboradores do HSI.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Encontro dos Coordenadores dos Grupos

Em 26 de maio, no Provincialado, em Florianópolis, acontecerá o próximo encontro dos coordenadores dos Grupos de Voluntários da SDP. Será uma formação, com temas voltados ao cultivo da espiritualidade e à motivação ao trabalho voluntário.
Desde já seja bem vindo e venha participar conosco!
Notícia de Falecimento...

Queridas Irmãs e amigas voluntárias!
Foi com muito pesar que recebemos ontem, através da Vivien, coordenadora do grupo de voluntárias do Hospital Santa Isabel (HSI), a notícia do falecimento da voluntária Lígia de Souza, de 73 anos, ocorrido no último dia 07 de maio de 2011. A Sra. Lígia era voluntária do HSI e sempre foi bastante ativa e participante, sendo, inclusive, Ministra da Eucaristia.
Infelizmente foi vítima de um câncer reincidente, o qual havia se manifestado há uns dez anos e foi dado como curado, mas voltou a reaparecer no ano passado.
Seu sepultamento foi no dia 08 de maio, na cidade de Camboriú, aonde reside uma irmã dela. Para quem não se recorda de nossa querida amiga, que hoje está nos braços do Pai, segue a foto dela. Ela é a senhora loira, ao centro, usando óculos. Nossos sinceros sentimentos e fraternal abraço aos familiares e amigos mais próximos.