Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Mais um ano, mais alegria, mais trabalho voluntário e muito mais formação!

Fazer o bem faz bem! Foi com este slogan e com esta motivação que 43 voluntários e voluntárias da Sociedade Divina Providência, coordenadores e coordenadoras de grupos, reuniram-se, no dia 26 de maio de 2011, no Provincialado, em Florianópolis, para mais um encontro de formação.
Não eram ainda nem nove horas e de longe, pelo corredor, já se ouvia a alegria e a descontração contagiante destas mulheres e homens que dão muito de seu tempo e de seus talentos para trabalharem em favor do próximo. Após um delicioso café o grupo reuniu-se na sala para dar início aos trabalhos, com uma oração e dinâmica de apresentação. Como ser voluntário e voluntária é ser família, é viver o espírito de família com aquele e aquela que de nós precisa, o tema Família foi trabalhado, com muita propriedade e sabedoria na palestra do professor Carlos Martendal. Por meio de testemunho de vida, contos, parábolas e fatos, o professor Carlos colocou que nosso grande Santuário deve ser a nossa família. É nela, e com ela, que devemos aprender a vivenciar o grande amor. É nesta família que temos as melhores provas de amor e também, é nesta mesma família, que nosso amor é provado muitas vezes! O grupo ficou encantando com as palavras do palestrante, bastante motivado e participou, atento, de cada momento.
Depois da palestra, foi reforçado com os coordenadores dos grupos a necessidade de manter em dia os documentos cadastrais dos voluntários – contrato de trabalho voluntário, ficha do voluntário e ficha de cadastro dos grupos de voluntários – os quais devem ser atualizados semestralmente ou anualmente. Após o almoço, o grupo deu continuidade aos trabalhos com mais uma dinâmica de integração. À tarde, a palestrante, Sra. Sandra, falou um pouco sobre as motivações pessoais que levam uma pessoa a ser voluntária e reforçou que o trabalho voluntário não pode estar desvinculado de toda a conjuntura política do país. Por meio de dinâmicas e de exemplos, Sandra, com muita facilidade, motivou o grupo à continuidade do trabalho voluntário e falou da importância deste trabalho para o desenvolvimento da sociedade.
No encontro, os participantes também ficaram de discutir com os seus grupos e sugerir locais para se realizar o encontro anual de confraternização dos voluntários da SDP, que acontecerá no dia 30 de novembro de 2011.
Com uma belíssima música e uma oração do Pai-Nosso, rezada e meditada por meio de imagens, o encontro encerrou-se às 16:00 hs, com um delicioso café de boa-viagem!